IGREJA ASSEMBLEIA DE DEUS CASA DA PALAVRA

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ESTUDOS BÍBLICOS

ESTUDOS BÍBLICOS

 

 

 

 

O CULTO QUE DEUS SE AGRADA

 

Ne 8:1-10

 

Introdução:

 

  • Qual o significado da palavra culto ? “Culto é prestar louvor; Culto é prestar honras; Culto é prestar homenagem; Culto é veneração...
  • Somente assistir o que acontece no Culto – Não é cultuar. Porque quem cultua, não é um espectador de culto – ele adora a Deus – Sl 27:4
  • Cultuar é mais oferecer (dar) do que receber. É comum no meio evangélico, a idéia do receber mais do que dar: Ex: “Vou no culto para receber......E, aí o Senhor pergunta: Mas, o que você trouxe para mim ?
  • Segundo a Palavra de Deus, qual o culto que toca o coração de Deus ? Que sensibiliza o Senhor ? Que o faz se mover em nosso favor ? 
  • Qual é o Culto que Deus se agrada ?
  •  
  • O capítulo 8 do Livro de Neemias – nos mostra algumas características do Culto Que Agrada a Deus – Vejamos:

 

1. O CULTO QUE AGRADA A DEUS É AQUELE EM QUE EXISTE UNIÃO

 

Ne 8:1 “E chegado o sétimo mês, e estando os filhos de Israel em suas cidades, todo o povo se ajuntou como um só homem, na Praça, diante da Porta das águas...”

 

  • Este Avivamento no tempo de Esdras e Neemias somente ocorreu porque foi precedido de muita união. Todas as doze tribos de Israel estavam juntas para cultuar a Jeová.
  • Já pensou em um culto, onde os irmãos estão desunidos:

 

- Desunidos uns dos outros (por banalidades, preconceitos, intrigas ou fofocas; diferenças de opiniões; por interpretações bíblicas que divergem...)

 

  • Sl 133 – revela-nos as bençãos da União:

 

1ª.) Unção Plena:

 

-Cabeça (Quem é unido é inteligente)

 

-Barba (A União fortalece a dignidade da Igreja)

 

-Orla dos vestidos (A união fortalece o nosso testemunho)

 

2ª.) Vida e refrigério

 

- “É como orvalho do Hermom...”

 

  • Outra lição da União – É a lição da força – Ec 4

 

2. O CULTO QUE AGRADA A DEUS É AQUELE QUE DÁ PRIMAZIA À SUA PALAVRA

 

Ne 8:2,5 “E Esdras, o Sacerdote, trouxe a Lei perante a congregação, assim de homens como de mulheres e de todos os sábios para ouvirem, no primeiro dia do sétimo mês.

 

v.5 E Esdras abriu o Livro perante os olhos de todo o povo; porque estava acima de todo o povo; e, abrindo-o ele, todo o povo se pôs em pé.”

 



 

  • Primeiro: O líder (o sacerdote Esdras – priorizou a Palavra – Ele fez 3 coisas importantes:

 

a) Esdras trouxe o Livro – Ne 8:2 – Tem tanto pregador que traz tudo menos o livro................Ilustr( o Pr. – Gn 22:7 – Jo 20:20 )

 

b) Esdras abriu o Livro – Ne 8:5 – Você conhece algum pregador que prega e não abre o Livro ?

 

c) Esdras explicou o Livro – Ne 8:8 - Ilustr: o bêbado – onde está o jumentinho ? Ou - Ilustr: o pregador colcha de retalhos...

 

  • Segundo: O povo priorizou a Palavra de Deus, porque:

 

a) Estava atento à Palavra de Deus – Ne 8:3

 

b) Ficaram em reverência à Palavra de Deus – Ne 8:5

 

  • Irmãos – Avivamento fora da Palavra de Deus é balela – Ez 37 – Jr 23:29; Hb 4:12; Lc 24:32
  • A Palavra alimenta – Mt 4:4

 

A Palavra cura – Sl 107:20

 

A Palavra limpa – Jo 15:3

 

A Palavra santifica – Jo 17:17

 

A Palavra dá orientação – Sl 119:105

 

A Palavra traz alegria – Jr 15:16

 

A Palavra produz vida – Mt 13

 

A Palavra repreende a amargura – Sl 119:103

 

A Palavra nos dá vitória – Ef 6:17

 

A Palavra aquece – Lc 24:32

 

A Palavra é maravilhosa – Sl 119:18

 

3. O CULTO QUE AGRADA A DEUS É AQUELE QUE ADORAÇÃO COMEÇA PELO MINISTÉRIO

 

Ne 8:6 “E, Esdras louvou ao Senhor, o grande Deus; e todo o povo respondeu: Amém ! Amém!”

 

  • Notai, que antes de todo o povo louvar – O Sacerdote Esdras começou a louvar a Deus.
  • Hb 13:7

 

 

 

  •  – Jl 2:17Ilustr.(Perguntaram para Willian Booth – Qual o segrêdo do teu sucesso ? Ele mostrou um lenço...)
  •  “Olhai para mim, e fazei o que eu fizer”Jz 7:17
  • O fósforo se acende pela cabeça - Em todo avivamento, Deus aviva primeiro os ministros.
  • Ilustr: Vestes do sumo-sacerdote – campainhas e romãs – enquanto ministrava no lugar Santíssimo – se podia ouvir as campainhas – se elas silenciavam – o sacerdote havia morrido – Que nossas campainhas nunca cessem!
  • Daví – organizou o cantico e o culto na Casa de Deus – Mas, Ele era o primeiro a louvar e a adorar a Deus....

 

4. O CULTO QUE AGRADA A DEUS É AQUELE ONDE EXISTE QUEBRANTAMENTO DE CORAÇÃO

 

Ne 8:6 “E Esdras louvou ao Senhor, o grande Deus; e todo povo respondeu: Amém! Amém! Levantando as suas mãos, e inclinaram-se e adoraram ao Senhor, com os rostos em terra.”

 

  •  – Perguntou-me: “Pastor, sabe quem é o verdadeiro crente ? É aquele que traz para o culto: Bíblia – Hinário – Lenço e um caminhão de glória a Deus.Um irmão em Campo Grande, MS
  • Deus não aceita cultos superficiais – de fachada – sem conteúdo – Ilustr: (FARISEU e o PUBLICANO)
  • Deus quer corações quebrantados – Sl 51:17; Is 57:15; 66:2
  • Maria nos ensina – Mc 14:3-9

 

1º.) Trouxe o vaso – Se apresente sem reservas ao Senhor

 

2º.) Quebrou o vaso – Se quebrante em sua Presença

 

3º.) Derramou o nardo puro – Entregue ao Senhor toda tua vida

 

4º.) Espalhou-se o aroma por toda a casa – Tal atitude será conhecida por todos

 

5. O CULTO QUE AGRADA A DEUS É AQUELE QUE CADA UM ESTÁ NO SEU LUGAR

 

Ne 8:7 “...E o povo estava no seu posto.”

 

  • Não tinha ninguém fora do lugar
  • O porteiro – sumiu....../ .Pergunta o pastor: E o irmao do som ?/ E os jovens ???
  • Ilustr: As formigas ensinam o valor de cada um no seu posto: Cortadoras – as carregadoras e as arrumadoras...
  •  Cada um noseu lugar – significa:

 

- Estar no lugar que Deus quer que eu esteja

 

Ilustr: (Varas – nao mudam de posicao – nem no tronco, nem de arvore)

 

  •  Ilustr: Quanta gente que esta trazendo problemas para a Obra de Deus porque esta fora do lugar
  • Jamais queira estar onde Deus nao te colocou.

 



 

6. O CULTO QUE AGRADA A DEUS AQUELE QUE TEM 3 ELEMENTOS

 

Ne 8:10 “Disse-lhes mais: Ide, e comei as gorduras, e bebei as docuras; e enviai porcoes aos que nao tem nada preparado para si; porque esse dia e consagrado ao nosso Senhor; portanto, nao vos entristecais, porque a alegria do Senhor e a vossa forca.”

 

1º.)Alimento espiritual – a Palavra

 

2º.)Amor pelos que nada tem

 

 3º.)Alegria abundante - 366 vezes na B’iblia

 

7. O CULTO QUE AGRADA A DEUS E AQUELE QUE NUNCA ACABA – V. 13, 18

 

  • Há cultos que lembro – Nunca acabaram para mim - os trago na memória e coração
  •  O culto verdadeiro nunca acaba – nós o levamos para casa – e continuamos a louvar a Deus e meditar na Palavra que ouvimos. O verdadeiro Culto jamais acaba.

 

 

 

 

                  salmos 25 ves 1 a 14 

 

introdução: A aliança com Deus , o plano redentor do senhor para nos , e discernir o tempo que vivemos sob a Graça e fazer um compromisso com o Reino de Deus.

O que pode mudar em nossa vida depois que fizermos uma aliança com DEUS ? certamente tudo .

Voce tem uma aliança com Deus? 

Vamos usar a figura de um anel com suas tres faces : interna , externa e lateral para ilustrar tres aspectos importantes de uma aliança com Deus em salmos 25.14 

destacando tres palavras chaves: intimidade,temor,conhecimento 

 

1) A face interna interna-intimidade:

A face interna do anel é o que tem contato com o nosso corpo , por isso nos lembra da palavra intimidade 

quando temos uma aliança com Deus ,passamos a ter intimidade com Ele. O que é ter intimidade? 

É ter conhecimento próximo de alguém ,ser amigo ,saber a respeito da pessoa , tratar e ser tratado com carinho e ser amado , mateus 11.28,29

2) A face externa-temor :

A face externa do anel é a que nos protege e pode sofrer atritos externos ,por isso simboliza o temor .

Não basta ter intimidade com Deus e perdemos o respeito com Ele . Precisamos amar a Deus e respeitá-lo como nosso Criador ,isso e temor . Temor não e medo e sim um profundo respeito . salmos 34.11 , proverbio 15.33 , proverbio 22.4

Há pessos que quando passam a ter intimidade com alguem perde o respeito . Mas com Deus, quando mais o conhecemos e temos intimidade com Ele mais o tememos.

Quando o filho pródigo voltou e demonstrou temor a seu pai pedido-lhe que o tratasse como um escravo por que tinha pecado . lucas 15.22. Aquele anel era o sinal de que não seria escravo e sim filho do pai . Isso por sua demostração de respeito e temor.

Deus nos ama muito e perdoa todos nossos pecados , nos aceitando como somos , mas precisamos aprender a temer ao Senhor como Deus Supremo.

3) A face lateral-conhecimento :

A face lateral é a que mostra a espessura do anel e será para simbolizar o conhecimento 

A medida que aprendemos a ter intimidade e tememos a Deus , aprendemos muito em nossa vida e acrescentamos conhecimento.

Deus que que seu povo tenha conhecimento oseias 4.6 , o conhecimento e um convite a libertador oseias 6.3 .

João Wesley tambem ensinou que precisamos ter coração aquecido e mente esclarecida .

O diabo gosta que as pessoas fiquem na ignorância para pecarem mais e serem enganados por ele ,pois o conhecimento liberta , joão 8.32 a 36 . E possivel conhecer a Deus por que o Senhor se revela a se apresenta a nós para ser conhecido jeremias 29.13 ,2 crônicas 15.2 

ter uma aliança com Deus e conhecer a Ele ,jeremias 15.16  Deus deve ser buscado e conhecido 

faça uma aliança completa com Deus . deuteronômio 29.9 salmos 103,17,18 

 

 

conclusão; A aliança com Deus é algo que só pode atravez da , intimidade , temor e conhecimento 

filipenses 4.11 a 13

 

 

 

 

 

 

 

Estudo sobre 

Curando Feridas

 

 

 

Quanto mais vivemos longe de Jerusalém, mais corremos riscos de feridas profundas. Estas feridas visam nos matar. 

Satanás é o único interessado nisto. Essas feridas nos impedem de continuar caminhando, nos impedem de ter comunhão com a família e os amigos...

 

 

 

A lei do Senhor é perfeita, e refrigera a alma; o testemunho do Senhor é fiel, e dá sabedoria aos simples.  Salmos 119:7

 

 

 

O judeu e sua tradição semanal do Shabat

 

“A introdução semanal deste ritual em nosso lar marca o fim das preocupações materiais e compromissos do cotidiano. Apenas ao término (com o completo anoitecer do sábado), o Shabat terá exercido a influência desejada sobre cada um: curará feridas, aliviará preocupações e dará maior vitalidade para enfrentar a próxima semana. O ciclo se repetirá, assegurando à nós uma maior qualidade de vida, física e espiritual.” AS FERIDAS SÃO SETAS MALIGNAS

 

 

 

Acompanhe a passagem de Lucas 10 (vs 30-34):

 

'Jesus, prosseguindo, disse: Um homem descia de Jerusalém a Jericó, e caiu nas mãos de salteadores, os quais o despojaram e espancando-o, se retiraram, deixando-o meio morto.' (vs 30)

Passamos a correr muitos perigos quando deixamos Jerusalém, que representa o lugar da adoração. Esta é a razão verdadeira das feridas em nós.

 

 

 

Jericó, por sua vez, quer dizer “sua Lua, sua doce fragrância" – ENCANTAMENTO/ATRAÇÃO

 

'31 Casualmente, descia pelo mesmo caminho certo sacerdote; e vendo-o, passou de largo. 32 De igual modo também um levita chegou naquele lugar, viu-o, e passou de largo.' Lucas 10.31-32

 

 

 

Um sacerdote ou um levita, fazendo este caminho, se tornará insensível às feridas dos outros.

'Mas um samaritano, que ia de viagem, chegou perto dele e, vendo-o, encheu-se de compaixão;' Lucas 10.33

A palavra usada no original para designar compaixão é splagchnizomai – o mesmo sentimento de Jesus quando via as multidões. – Spleen sympatheric

'e aproximando-se, atou-lhe as feridas, deitando nelas azeite e vinho; e pondo-o sobre a sua cavalgadura, levou-o para uma estalagem e cuidou dele.' Lucas 10.34

 

 

 

AZEITE – Presença do Espírito Santo
VINHO – Alegria verdadeira que flui do Senhor
ESTALAGEM – Lugar de descanso, cuidado - IGREJA/COMUNHÃO/CORPO DE CRISTO

'No dia seguinte tirou dois denários, deu-os ao hospedeiro e disse-lhe: Cuida dele; e tudo o que gastares a mais, eu to pagarei quando voltar.' Lucas 10.35

Dois dias – Alusão aos dois mil anos, ou dois primeiros estágios desta era da graça. Ele voltaria no terceiro dia, o milênio.

 

 

 

Quanto mais vivemos longe de Jerusalém, mais corremos riscos de feridas profundas
Estas feridas visam nos matar – Satanás é o único interessado nisto.
Estas feridas nos impedem de continuar caminhando.
Estas feridas nos impedem de ter comunhão com os da família e amigos.

 

Mas Jesus é o dono da estalagem - I Pedro 2:21 a 25
'21 Porque para isso fostes chamados, porquanto também Cristo padeceu por vós, deixando-vos exemplo, para que sigais as suas pisadas. 22 Ele não cometeu pecado, nem na sua boca se achou engano; 23 sendo injuriado, não injuriava, e quando padecia não ameaçava, mas entregava-se naquele que julga justamente; 24 levando ele mesmo os nossos pecados em seu corpo sobre o madeiro, para que mortos para os pecados, pudéssemos viver para a justiça; e pelas suas feridas fostes sarados. 25 Porque éreis desgarrados, como ovelhas; mas agora tendes voltado ao Pastor e Bispo das vossas almas.'

 

 

 

Voltando a Jesus – Adoração, comunhão, Palavra, Igreja/Corpo de Cristo!

 

Quais são as minhas feridas?
Quanta coisa tenho sido impedido de realizar, prosseguir, por causa das feridas.
Que caminho tenho tomado, para sofrer tantas feridas?

O que fazer para tomar o caminho de volta a Jerusalém, fugindo dos perfumes, atrações de Jericó e seu comércio?

 

 

 

 

 

 

Geração do Vinho Novo

João 2:1-11

 

Introdução:

a) Jesus iniciou seu Ministério de uma forma estratégica.

Foi a um casamento em Cana da Galiléia e lá transformou água em vinho.
Houve a necessidade do milagre porque havia acabado o vinho na festa.
O segundo vinho, foi eleito melhor do que o primeiro.
Não vamos discorrer sobre o casamento em Cana, nem sobre aquele milagre, mas vamos ver aqui dois tipos de vinho, dois tipos de ministérios, dois tipos de sacerdotes.

 

b) O vinho novo.

Era melhor que o primeiro.
O vinho novo representa o ministério que Jesus estava iniciando. O ministério da Graça.
Hoje temos necessidade do vinho novo, de um ministério cheio da unção e do pode de Deus.
O vinho novo pode ser representado pelo sacerdócio de Samuel e o vinho velho pelo sacerdócio de Eli.
Vejamos o ministério de Eli e o ministério de Samuel.

 

c) Todos nós somos sacerdotes.

Qual o ministério sacerdotal que estamos exercendo? De Eli ou de Samuel? Somos vinho velho ou vinho novo?

 

1. CARACTERÍSTICAS DO SACERDÓCIO DE ELI:

 

1.1 Falta de Discernimento Espiritual. (I Samuel 1:12-15).

a) Ana pedia um filho a Deus e Eli a tinha por embriagada.
Este é o ministério a falta de discernimento.
O crente sem discernimento faz do seu sacerdócio um desastre.
Ele vê coisas espirituais como carnais e coisas carnais como se fossem espirituais.

 

1.2 Gera filhos que não se importam com o Senhor. (I Samuel 2:12)

a) Eles tomavam no altar do Senhor qualquer parte da oferta que era trazida para holocausto, sem observar os princípios da lei do holocausto.
Os filhos de Eli eram sacerdotes na casa de Deus.
Eles metiam o garfo na panela e o pedaço que tiravam, comiam.
Também eram prostitutos.
Na verdade eles nem estavam preocupados em agradar ao Senhor.
Este representa o ministério de muitos irmãos que freqüentam a casa de Deus, mas não se importam se estão ou não agradando a Deus.
Este é o ministério do vinho velho. Alcançou uma posição e não está mais preocupado em agradar a Deus.
Seus discípulos estão servindo a Deus? Seus filhos na fé estão gerando frutos para Deus? Que tipo de sacerdócio seus discípulos estão exercendo?

 

1.3 Falta o exercício da autoridade para exortar. (I Samuel 3:13)

a) Eli conhecia os pecados de seus filhos, mas não corrigiu seus erros.
Eli representa o sacerdote que não corrige seus discípulos, o pai que passa a mão sobre a cabeça de seus filhos quando erram.
Deus não quer uma igreja sem correção. É função do sacerdote corrigir os erros e pecados.
Os vínculos da alma foram mais fortes que o exercício da autoridade espiritual.
 

1.4 Falta visão. Torna-se um ministério cego. ( I Samuel 3:2)

a) Eli perdeu a visão material e espiritual
Eli representa um ministério que está velho, cansado e sem visão.
Muitos líderes hoje perderam a visão ministerial já não estão mais preocupados com a Obra de Deus.
Cuidado para você não perder o foco da sua vida, o foco do propósito de Deus para você.
Quando se perde a visão também se pára a caminhada. Um cego não anda sozinho.
Há muitos sacerdotes cegos. Você é um deles?
Qual a sua visão das coisas de Deus? Qual sua visão dos seus discípulos?

 

1.5 Não recebe mais revelação de Deus. (I Samuel 3:16-17)

a) Deus não falava mais com Eli. Para conhecer a revelação de Deus teve que consultar a Samuel (uma criança).
Um Sacerdote sem revelação é um desastre, pois é o sacerdote que leva o povo a Deus.
Eli havia perdido toda a unção para ministrar ao Senhor.
Deus havia rejeitado o seu ministério sacerdotal e deixou de se revelar a ele.
Há muitos sacerdotes hoje pregando sem revelação, falando de Deus sem conhecer a vontade de Deus.
Qual sacerdócio você representa: Eli ou Samuel?
Como anda sua vida de comunhão e intimidade com Deus? Eli já não tinha mais comunhão com Deus.
Qual o nível de revelação que você tem recebido de Deus?

 

1.6 Está condenado a acabar (1 Samuel 2:30 e 33).

a) Deus condena toda a linhagem de Eli.
Este tipo de sacerdócio não agrada a Deus e é condenado a acabar.
Eli serviu a Deus 40 anos como sacerdote e no fim de sua vida não teve discípulos que continuasse o seu ministério sacerdotal.
O pecado do sacerdote faz Deus cortar toda a sua linhagem.
Você é responsável perante Deus pela continuidade do seu ministério sacerdotal. Depois de você quem vai continuar seu ministério?

 

1.7 Seu fim é morte. Deus julga os sacerdotes Eli e seus filhos. (1 Samuel 4:17-18)

a) O Deus que levanta também é o Deus que abate.
Foi triste o fim do ministério de Eli. Morreu sabendo que não havia substituto em sua família no sacerdócio.
Recebeu a notícia da morte dos seus filhos e da captura da arca da Aliança que era sua responsabilidade guardar.
Acabou o ministério do vinho velho. Agora Deus já havia preparado o vinho novo através de Samuel.
Antes do vinho velho se acabar Deus já havia colocado Jesus na festa para realizar o milagre do vinho novo.
Hoje Deus está levantando uma nova geração – Geração do vinho novo – porque o velho já está se acabando.

 

2. CARACTERÍSTICAS DO SACERDÓCIO DE SAMUEL:

 

2.1 Gerado através de oração (1 Samuel 1:10-11)

a) Samuel foi gerado pelas orações de Ana.
Aqui nasce um ministério forte e cheio da unção de Deus, pois foi gerado com oração e voto de consagração.
Você que tem se convertido nesta igreja. Você é resposta de oração, você faz parte da geração do vinho novo que vai conquistar esta nação.
Você foi gerado pelas orações da Igreja.
Você é vinho novo!

 

2.2 Totalmente dedicado a Deus (1 Samuel 1:26-28)

a) Samuel foi levado ao templo para o serviço do Senhor.
A geração do vinho novo é uma geração de serviço.
É uma geração consagrada para o exercício da obra do Senhor.
É uma geração que vive no altar.

 

2.3 Levantado para substituir o ministério do vinho velho (Eli). (1 Samuel 2:35; 3:20-21)

a) Samuel foi levantado para substituir a Eli.
Samuel representa um sacerdote fiel que iria proceder conforme o que Deus tinha no coração.
Todo o Israel confirmou que Samuel estava no lugar de Eli.
Deus tem te levantado como sacerdote nesta cidade. Você vai receber a confirmação através da Obra do Senhor em suas mãos.

Você é vinho novo. Faz parte de uma nova geração que Deus está levantando de profetas e sacerdotes destemidos.

 

2.4 Apto para receber revelação de Deus. (1 Samuel 3:1 e 4)

a) Deus falava com Samuel.
Era um tempo em que revelação era coisa rara e Deus falava com Samuel.
Assim também é hoje. Deus está levantando uma geração que tem ouvidos para ouvir a sua voz
Esta geração do vinho novo está preparada para ouvir a Deus.

 

2.5 Produz avivamento:

a) Traz o povo de volta a Deus (1 Samuel 7:3-4)
É esta geração que vai trazer o avivamento de Deus. Vai pregar o arrependimento e se levantar contra o pecado.
Samuel aos vinte anos levou o povo a buscar a deus e abandonar os ídolos.
A geração do vinho novo vai trazer milhares de vidas ao arrependimento.

 

b) Prepara o povo para a batalha (1 Samuel 7:5)
Samuel preparou o povo para a grande batalha contra os Filisteus.
A geração do vinho novo vai preparar o povo para a batalha contra as obras das trevas e levar muitos a vitória.

 

c) Conquista a batalha no reino do espírito (1 Samuel 7:10)
Samuel sabia qual era a sua função e por isso sacrificou e batalhou no reino espiritual.
Seu povo conquistou a vitória graças ao seu discernimento espiritual.
A geração do vinho novo vai ganhar batalhas contra as trevas.

 

d) Leva o povo a um tempo de vitória e paz (1 Samuel 7:13)
Durante toda a vida de Samuel o povo nunca mais foi molestado pelos Filisteus.
Samuel representa um novo tempo para os Israelitas.
A geração de Samuel será uma geração que vai conquistar territórios e trazer um tempo de paz.

 

Conclusão:

a) Qual é o ministério que você está desenvolvendo: de Eli ou de Samuel?
 

- Você faz parte da geração do vinho novo ou ainda é vinho velho?
- Hoje é dia de você fazer parte da geração do vinho novo.
- Jesus transformou água em vinho. Se até aqui você foi só água, agora deixe Jesus te transformar em vinho novo.

 

 

 

Cavar é Preciso

Gn. 26.17-22

 

Introdução: O valor da água no Oriente Médio, uma região seca. 
Podemos comparar a água às bênçãos que precisamos, sejam espirituais ou naturais. 


1- Fontes opcionais.

Deus poderia ter enviado Isaque para morar perto de um rio. Poderia tê-lo enviado a uma região de chuvas constantes, mas Deus lhe enviou para um lugar árido. A facilidade não gera experiência,  nem contribui para o desenvolvimento da vida espiritual ou do próprio caráter. (Rm.5.3-4)

 

Filhos que sempre têm tudo fácil podem se tornar pessoas acomodadas e incapazes. 


2- Fontes profundas.

Naquela terra havia água, mas estava em grande profundidade. Deus não deseja que sejamos superficiais. Precisamos buscar ao Senhor , conhecê-lo e ter intimidade com ele. Mateus 7. 7 pedi, e dar-se-vos-á : buscai e encontrarei : batei , e abrir-se-vos-á.


A vida cristã exige envolvimento, compromisso, imersão total. 

3- Fontes difíceis.

Para encontrar água era necessário muito esforço. Antes de achar água era preciso enfrentar terra seca. Era preciso cavar e lutar pelos poços. Existem dificuldades naturais e inimigos espirituais. Precisamos :(ler a bíblia , jejum, oração, ). O poço de Abraão serviu so para ele: . Isaque precisou cavar seu próprio poço. 

 

 João 11. 21  disse, pois , marta a Jesus : senhor , se tu estivesses aqui , meu irmão não teria morrido

 

A experiência a fé de outros , pode ser útil, mas não será suficiente.

 

4- A vitória da perseverança.

O nome dos poços trazem significados interessantes: Eseque significa "luta".
Sitna significa "luta". Reobote significa "espaços largos". A luta é constante mas não é eterna. 
Antes de alcançarmos "espaços largos" precisaremos passar por caminhos apertados e portas estreitas. Mateus 7. 13 entrai pela porta estreita .

 

 

 

sexo antes do casamento. Por Billy Graham

 

1) Evite más companhias. Se você andar com maus elementosficará dominado por eles. A Bíblia diz: “Retirai-vos do meio deles, não toqueis em coisas impuras” (II Co. 6):

 

2) Evite o segundo olhar. Você não pode controlar o primeiro, mas pode evitar o segundo, que se torna cobiça.

 

3) Discipline suas conversas. Evite piadas e histórias com sentido duvidoso. “As más conversações corrompem os bons costumes” (I Co 15:33)

 

4) Tenha cuidado com a maneira de vestir-se. Deve ser um assunto entre você e Deus as roupas que usa. Uma jovem recém-convertida falou: De agora em diante vou vestir-me como se Jesus fosse o meu acompanhante.

 

5) Escolha cuidadosamente os filmes e programas de televisão que assiste.

 

6) Tome cuidado com o que você lê. Muito da literatura contemporânea apela ao instinto sexual.

 

7) Esteja em guarda com respeito a seu tempo de folga. Davi tinha o tempo em suas mãos, viu Beteseba e caiu em complicações.

 

8) Faça uma regra de nunca se envolver em namoro pesado. Jovens cristãos deviam orar antes de cada encontro. A moça que tem Jesus Cristo em seu coração possui um poder sobrenatural para dizer “não” aos avanços de qualquer rapaz. E o rapaz que conhece Jesus Cristo tem poder para disciplinar sua vida.

 

9) Invista grande parte de seu tempo lendo as Escrituras - “Guardo no meu coração a tua palavra para não pecar contra ti”. (Sl 119:11) – Memorize versículos e quando a tentação chegar, cite-os. A palavra de Deus é a única coisa à qual satanás não pode se opor.

 

10) Cultive a Cristo em seu coração e vida. Deus o ama e uma forte fé Nele tem livrado a muitos homens e mulheres de cometer imoralidades (I Jo 2:14).

 

Por: Billy Graham
 
 
 
 

Como Fazer Sua Devocional Diária

Aprendendo a ouvir a Deus
A bíblia é o livro mais importante que alguém pode ler. Muitas pessoas não sabem como ouvir o que Deus está dizendo para elas em Sua Palavra. Um relacionamento significativo com o Senhor depende de ouvirmos e entendermos o que Ele está compartilhando conosco. A seguir há algumas sugestões para ajudá-lo a começar o seu estudo da Palavra de Deus.
Preparação

Ore e peça ao Espírito Santo para dirigi-lo em seu estudo. Seu estudo normalmente vai envolver três passos: Observação, Interpretação e Aplicação.

1. Observação

Neste passo você observa para descobrir o que a passagem diz. Você pode precisar ler a passagem algumas vezes ou você pode desejar escrever a pasagem concentrando-se em: “O que esta passagem diz?”

2. Interpretação

O segundo passo envolve a pergunta: “O que essa passagem significa?” Pergunte: “O que ela diz sobre Deus e o homem?”

3. Aplicação

Nesse passo, você faz a pergunta: “Como essa passagem se aplica à minha vida?” Você pode fazer as seguintes perguntas:
Há algum mandamento a ser obedecido?
Há alguma promessa que devo reivindicar?
Há algum pecado que devo confessar?
Há alguma atitude que devo mudar?
Há algum exemplo a ser seguido?

Passagem: O versículo todo é copiado aqui.
Observação: Escreva aqui o que a passagem diz
Interpretação: O significado da passagem é escrito aqui
<>A aplicação pessoal é escrita aqui.

Exemplo

Aqui está um exemplo de como seguir os três passos usando I Pe. 5:7

Passagem: I Pe. 5:7 – “lançando sobre ele toda a vossa ansiedade porque ele tem cuidado de vós.”

Observação: O que significa “lançando”? Quais são essas ansiedades? A quem devemos lançar as ansiedades?

Interpretação: Lançar significa arrojar. Ansiedades podem ser problemas, preocupações, dúvidas. “Ele”, se refere a Deus. Porque Ele tem cuidado.

Aplicação: Não devo me preocupar com problema algum. Posso orar e confiar nEle porque Ele se importa comigo.

Exercício

Leia João 15: 10-12. Usando os três passos e seguindo a orientação do exemplo, permita que Deus fale com você. Use os espaços seguintes.

 
 
 
 

Dízimos & Ofertas


“Trazei todos os dízimos à casa do tesouro, para que haja mantimento na minha casa, e depois fazei prova de mim, diz o SENHOR dos Exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu e não derramar sobre vós uma bênção tal, que dela vos advenha a maior abastança.” Ml 3.10

DEFINIÇÃO DE DÍZIMOS E OFERTAS. 

A palavra hebraica para “dízimo” (ma’aser) significa literalmente “a décima parte”. 

(1) Na Lei de Deus, os israelitas tinham a obrigação de entregar a décima parte das crias dos animais domésticos, dos produtos da terra e de outras rendas como reconhecimento e gratidão pelas bênçãos divinas (ver Lv 27.30-32; Nm 18.21,26; Dt 14.22-29; ver Lv 27.30). O dízimo era usado primariamente para cobrir as despesas do culto e o sustento dos sacerdotes. Deus considerava o seu povo responsável pelo manejo dos recursos que Ele lhes dera na terra prometida (cf. Mt 25.15 nota; Lc 19.13).

(2) No âmago do dízimo, achava-se a idéia de que Deus é o dono de tudo (Ex 19.5; Sl 24.1; 50.10-12; Ag 2.8). Os seres humanos foram criados por Ele, e a Ele devem o fôlego de vida (Gn 1.26,27; At 17.28). Sendo assim, ninguém possui nada que não haja recebido originalmente do Senhor (Jó 1.21; Jo 3.27; 1Co 4.7). Nas leis sobre o dízimo, Deus estava simplesmente ordenando que os seus lhe devolvessem parte daquilo que Ele já lhes tinha dado.

(3) Além dos dízimos, os israelitas eram instruídos a trazer numerosas oferendas ao Senhor, principalmente na forma de sacrifícios. Levítico descreve várias oferendas rituais: o holocausto (Lv 1; 6.8-13), a oferta de manjares (Lv 2; 6.14-23), a oferta pacífica (Lv 3; 7.11-21), a oferta pelo pecado (Lv 4.1—5.13; 6.24-30), e a oferta pela culpa (Lv 5.14—6.7; 7.1-10).

(4) Além das ofertas prescritas, os israelitas podiam apresentar outras ofertas voluntárias ao Senhor. Algumas destas eram repetidas em tempos determinados (ver Lv 22.18-23; Nm 15.3; Dt 12.6,17), ao passo que outras eram ocasionais. Quando, por exemplo, os israelitas empreenderam a construção do Tabernáculo no monte Sinai, trouxeram liberalmente suas oferendas para a fabricação da tenda e de seus móveis (Ex 35.20-29). Ficaram tão entusiasmados com o empreendimento, que Moisés teve de ordenar-lhes que cessassem as oferendas (Ex 36.3-7). Nos tempos de Joás, o sumo sacerdote Joiada fez um cofre para os israelitas lançarem as ofertas voluntárias a fim de custear os consertos do templo, e todos contribuíram com generosidade (2Rs 12.9,10). Semelhantemente, nos tempos de Ezequias, o povo contribuiu generosamente às obras da reconstrução do templo (2Cr 31.5-19).

(5) Houve ocasiões na história do Antigo Testamento em que o povo de Deus reteve egoisticamente o dinheiro, não repassando os dízimos e ofertas regulares ao Senhor. 
Durante a reconstrução do segundo templo, os judeus pareciam mais interessados na construção de suas propriedades, por causa dos lucros imediatos que lhes trariam, do que nos reparos da Casa de Deus que se achava em ruínas. Por causa disto, alertou-lhes Ageu, muitos deles estavam sofrendo reveses financeiros (Ag 1.3-6). Coisa semelhante acontecia nos tempos do profeta Malaquias e, mais uma vez, Deus castigou seu povo por se recusar a trazer-lhe o dízimo (Ml 3.9-12).

A ADMINISTRAÇÃO DO NOSSO DINHEIRO. 

Os exemplos dos dízimos e ofertas no Antigo Testamento contêm princípios importantes a respeito da mordomia do dinheiro, que são válidos para os crentes do Novo Testamento. 

(1) Devemos lembrar-nos que tudo quanto possuímos pertence a Deus, de modo que aquilo que temos não é nosso: é algo que nos confiou aos cuidados. Não temos nenhum domínio sobre as nossas posses.

(2) Devemos decidir, pois, de todo o coração, servir a Deus, e não ao dinheiro (Mt 6.19-24; 2Co 8.5). A Bíblia deixa claro que a cobiça é uma forma de idolatria (Cl 3.5).

(3) Nossas contribuições devem ser para a promoção do reino de Deus, especialmente para a obra da igreja local e a disseminação do evangelho pelo mundo (1Co 9.4-14; Fp 4.15-18; 1Tm 5.17,18), para ajudar aos necessitados (Pv 19.17; Gl 2.10; 2Co 8.14; 9.2), para acumular tesouros no céu (Mt 6.20; Lc 6.32-35) e para aprender a temer ao Senhor (Dt 14.22,23).

(4) Nossas contribuições devem ser voluntárias e generosas, pois assim é ensinado tanto no Antigo Testamento (Ex 25.1,2; 2Cr 24.8-11) quanto no Novo Testamento (ver 2Co 8.1-5,11,12). Não devemos hesitar em contribuir de modo sacrificial (2Co 8:3), pois foi com tal espírito que o Senhor Jesus entregou-se por nós (ver 2Co 8.9 nota). Para Deus, o sacrifício envolvido é muito mais importante do que o valor monetário da dádiva (ver Lc 21.1-4).

(5) Nossas contribuições devem ser dadas com alegria (2Co 9.7). Tanto o exemplo dos israelitas no Antigo Testamento (Êx 35.21-29; 2Cr 24.10) quanto o dos cristãos macedônios do Novo Testamento (2Co 8.1-5) servem-nos de modelos.

 

 

estudo biblico 

 

Doutrina: Oração (Tipos de Oração)
Leitura: Lc 18.1-8

A Bíblia nos manda orar (Mt 26.41; Mc 14.38; 1 Ts 5.17; Tg 5.16) com toda sorte de oração (Ef 6.18). Há diversos tipos ou espécies de oração e cada um deles segue princípios claros. Há orações que não buscam necessariamente alguma coisa de Deus. Outras visam alterar uma circunstância em nossa vida ou na vida de terceiros. A todas elas Deus deseja ouvir (Sl 65.2; Pv 15.8b).

Níveis de Oração
Poderíamos classificar as orações em três níveis diferentes: Deus, nós e os outros. Dentro de cada um desses níveis há diversos tipos de oração:

1. Deus como centro das nossas orações
Há orações que são dirigidas a Deus, visando Deus mesmo, o que Ele é, o que Ele faz e o que Ele nos tem feito.
· Ações de Graça - A expressão do nosso reconhecimento e gratidão a Deus pelo que Ele nos tem feito. Exemplo (Sl 103)
· Louvor - São expressões de louvor a Deus pelo que Ele faz. Louvar é reunir todos os feitos de Deus e expressá-los em palavras, numa atitude de exaltação e glorificação ao Seu Nome, que é digno de ser louvado. Exemplo: (Sl 46; Lc 1.46-55).
· Adoração - O tipo de oração que exalta a Deus pelo que Ele é. É o reconhecimento do que Ele é. É a resposta do nosso amor ao amor Divino. Exemplo (Sl 100; 1 Sm 2.1-10).

2. Nós mesmos como o centro das orações
Aqui vamos a Deus para apresentar necessidades pessoais.
· Petição - É “um pedido formal a um poder maior”. É a apresentação a Deus de um pedido, visando satisfazer uma necessidade pessoal, tendo como base uma promessa de Deus. Exemplo: (Sl 59).
· Entrega - É a transferência de um cuidado ou inquietação para Deus. É lançar o cuidado sobre o Senhor, com um conseqüente descanso. Essa oração é feita quando um cuidado, um problema ou inquietação nos bate à porta. Exemplo: (Sl 38; 2 Cr 20.5-12).
· Confissão – Pela oração, confessamos a Deus nossos pecados e fraquezas, pedindo o Seu perdão e restauração. Exemplo (Sl 51; Ed 9.5-15)

3. Os outros como centro das nossas orações
Aqui vamos a Deus como sacerdotes, como intercessores, levando a necessidade de outra pessoa. Interceder é colocar-se no lugar de outro e pleitear a sua causa. Exemplo: (Jo 17).

Oração contendo adoração, louvor, confissão, petição (Ne 9; Mt 6.9-13)

Formas de Oração

· Oração Privada (Mt 6.6). Cada filho de Deus tem direito de entrar em Sua presença, com confiança, e apresentar-Lhe a oração da fé (Hb 4.16). Nessa forma de oração só o Espírito de Deus é testemunha. Ela pode ser feita apenas no coração, ou em palavras audíveis.
· Oração de Concordância (Mt 18.18-20).. Aqui, dois ou três se reúnem em comum acordo sobre o que pedem a Deus. Há um poder liberado através da concordância (Dt 32.30).
· Oração Coletiva (At 4.23-31). Esta é feita quando o Corpo se une em oração. É uma oração de concordância com um número maior. Quando um corpo de cristãos levanta sua voz a Deus, unânime, não só na palavra ou expressão, mas no mesmo espírito, como na Igreja de Jerusalém, há uma grande liberação do poder de Deus.

Recursos de auxílio à oração
Toda vida e manifestação do poder de Deus é o resultado da união entre o Espírito Santo e a Palavra de Deus. Esses dois grandes recursos à nossa disposição para o exercício espiritual da oração.
· Orando a Palavra - Orar a Palavra é tomar a promessa de Deus e levá-la de volta a Ele, através da oração (Is 62.6-7). A vontade de Deus é a Sua Palavra e toda oração de acordo com Sua vontade, Ele ouve (1 Jo 5.14).
· Orando no Espírito (1 Co 14.14; Ef 6.18; Jd 20) - Em áreas conhecidas pela mente, podemos aplicar a Palavra escrita, orando de acordo com o nosso entendimento. Mas, quando chegamos ao limite da mente, o Espírito Santo vem em nosso auxílio (Rm 8.26-27). Podemos orar no espírito, pelo Espírito de Deus, e também orara em línguas (Rm 14.14,15).

Armas de Combate na Oração
A oração tem terríveis inimigos no reino das trevas, mas Deus nos deu os recursos inesgotáveis da Sua graça para nos conduzir em triunfo. (Dn 10.12-21; Ef 6.10-18; 2 Co 10.4-5).
Jesus nos deu autoridade de ligar e desligar (Mt 18.18). Podemos lançar mão dessa autoridade e declarar guerra às forças de Satanás, enfrentando-as:
1. Na autoridade do nome de Jesus, a Quem tudo está sujeito (Lc 19.29; Mc 16.17).
2. Com a arma de combate, que é a Palavra de Deus (Ef. 6.17).
3. Sob a cobertura do sangue de Cristo e no poder do Espírito Santo (Ap 12.11; Lc 4.14). O inimigo será vencido por um poder maior (Mt. 12.29; 1 Jo 4.4; Tg 4.7).
Obstáculos à Resposta de Oração

1. Relacionamentos destruídos (1 Pe 3.1,7; Mt 5.23-24). A vida familiar deve ser posta diante de Deus. Quando as orações não estão sendo respondidas, pode haver falha no relacionamento entre cônjuges, pais e filhos, irmãos, etc.
2. Coração que não perdoa (Mc 11.25). Qualquer que guarda espírito de rancor ou mágoa contra alguém, fecha os ouvidos de Deus para sua própria petição.
3. Contenda (Tg 3.16). A contenda é simplesmente agir movido pela falta de perdão. Paulo declara que por causa de contendas Satanás pode tornar cristãos prisioneiros de sua vontade.
4. Motivação errada (Tg 4.3). Um sério obstáculo à oração é pedir a Deus coisas que realmente não necessitamos, com o propósito de satisfazer desejos egoístas. O propósito primeiro da oração deve ser a glória de Deus (1 Co 10.31). Exemplo: (Mt 20.20-23; Lc 9.51-56)
5. Pecado não confessado (Is 59.1,2). Uma atitude de rebeldia ou desobediência à Palavra de Deus fecha os Céus para nós. Qualquer pecado inconfessado torna-se inimigo da oração. Uma vida de obediência, porém, abre o caminho à resposta de Deus (1 Jo 3.22).
6. Ídolos no coração (Ez 14.3). Ídolo é toda e qualquer pessoa ou coisa que toma o lugar de Deus na vida de alguém. É aquilo que se torna o objeto supremo da afeição. Aquilo que mais ocupa o nosso pensamento. Deus deve ser supremo em nossa vida.
7. Falta de generosidade para com os pobres e o trabalho de Deus (Pv 21.13). A recusa de ajudar o que se encontra em necessidade, quando podermos fazê-lo, impede a resposta às nossas orações.
8. Dúvida e incredulidade (Tg 1.5-7). A dúvida é ladra da bênção de Deus. A dúvida vem da ignorância da Palavra de Deus. A incredulidade é quando alguém sabe que há um Deus que responde às orações, e ainda assim não crê em Sua Palavra. E não crer nas promessas é duvidar do caráter de Deus.

Devemos orar. Não somente estudar oração, mas praticá-la. “A maior tragédia não são as orações que não foram respondidas, mas as que não foram feitas”.

 

 

estudo biblico 

Doutrina: Jejum
Leitura: Is 58.1-14

Significado: [Do lat. jejunu, adj. que tomou o lugar do subst. jejuniu.]S. m. 1.Abstinência ou abstenção total ou parcial de alimentação em determinados dias, por penitência ou prescrição religiosa ou médica. (Dicionário Aurélio)

O Jejum é uma prática às vezes menosprezada ou usada abusivamente.

Na Bíblia, jejum é uma abstenção de alimentos com finalidades espirituais.
Não é Greve de fome. Não é para pressionar a Deus que satisfaça nossos caprichos.
Não é dieta. Não tem o propósito de perder peso ou melhorar a silhueta.

Propósitos do Jejum:

· Glorificar a Deus. Agradá-lo e não forçá-lo a fazer o que queremos (Rm 14.6-9; Zc 7.5)
· Se nosso jejum não é para Deus, então fracassamos. Benefícios físicos, êxito na oração, dotação de poder, discernimentos espirituais – estas coisas nunca devem tomar o lugar de Deus como centro de nosso jejum. João Wesley declarou: ‘Primeiro, seja ele [o jejum] feito para o Senhor com nosso olhar fixado unicamente nele. Que nossa intenção seja esta, e esta somente, de glorificar a nosso Pai que está no céu...’. Esse é o único modo de sermos salvos de amar mais a bênção do que Aquele que abençoa.* Exercer domínio sobre a alma (Sl 69.10) Afligir a carne (Sl 35.13; 1 Co 9.27)
· Mostrar a Deus nossa total necessidade DELE (2 Cr 20.3; Ed 8.21; Et 4.3)
· Humilhar-nos e buscarmos o favor de Deus (Sl 35.13; Jn 3.5).
· Buscar direção de Deus (At 13.2,3)
· Como reforço para a batalha espiritual (Mt 17.21)

O jejum no AT

Geralmente ia do amanhecer ao anoitecer. Eram usados para:
1.Expressar a premência do apelo a Deus em tempos de perigo (1 Sm 31.13)
2.Demonstrar seriedade ao apelar a Deus (Ed 8.23)
3.Indicar arrependimento (Jn 3.5-10; 1 Rs 21.27)
4.Honrar a seriedade do Dia da Expiação (Lv 16.29-31)
Depois foram acrescentados dias comemorativos, quando jejuavam (Zc 8.19)
O jejum também podia ser realizado por causa de infortúnios nacionais, como uma praga ou invasão inimiga (Jr 36.6)

O Jejum no NT

Os fariseus jejuavam todas as segundas-feiras e terças-feiras ou quintas-feiras.
Jesus não ordenou o jejum, mas certamente esperava que os cristãos jejuassem (Mt 6.16; 9.14,15)

O jejum deve ser acompanhado de uma atitude interior e não exterior (Jl 2.12,13; Is 58.5,6; Mt 6.16).
Jejum não é substituto para a obediência.

O Jejum pode ser total (Et 4.16; At 9.9) ou parcial (Mt 4.2; Dn 10.3)
Em alguns momentos houve uma ação sobrenatural (Dt 9.9; 1 Rs 19.8), capacitando a um jejum muito demorado, que não deve ser praticado sem estrita ordem divina.
Jejum absoluto demorado, quando ordenado por Deus (Ex 24.12,15,18;1 Rs 13.8,9)

O Jejum pode ser individual ou coletivo.
Em 1756, o rei da Inglaterra convocou um dia de solene oração e jejum por causa de uma ameaça de invasão por parte dos franceses. João Wesley registrou este fato em seu Diário, no dia 6 de fevereiro: ‘O dia de jejum foi um dia glorioso, tal como Londres raramente tem visto desde a Restauração. Cada igreja da cidade estava mais do que lotada, e uma solene gravidade estampava-se em cada rosto. Certamente Deus ouve a oração, e haverá um alongamento da nossa tranqüilidade’. Em nota ao pé da página, ele escreveu: ‘A humildade transformou-se em regozijo nacional porque a ameaça da invasão dos franceses foi impedida’

Usado com fins errados (1 Rs 21.12; Zc 7.5)
Não deve ser feito para engrandecer-se ou mostrar espiritualidade (Mc 2.18-20).

Personagens bíblicos que jejuaram:

Jesus (Mt 4.2);
Moisés (Ex 34.28);
Elias (1 Rs 19.8);
Paulo (2 Co 11.27);
Cornélio (At 10.30);
Ana (Lc 2.37);
Davi (2 Sm 12.16);
Neemias (Ne 1.4);
Ester (Et 4.16);
Daniel (Dn 9.3).

Práticas associadas ao jejum:

a) Leitura da Palavra
b) Oração (Ne 9.1; Jr 14.12; Zc 7.3-5)
c) Consagração (Sl 51.17)
d) Abstinência sexual (1 Co 7.5 ACF, NKJ*)

Aspectos práticos a serem observados:

- Começar com períodos curtos, em jejum parcial.
- Antes do jejum, controlar café, não encher o estômago.
- Encerrar o jejum com uma refeição leve.
- Cuidado com a abstenção demorada de açúcar.
- Não iniciar jejuns absolutos prolongados sem experiência ou recomendação médica.

Em algumas situações não é recomendado: grávidas, diabéticos, cardiopatas. Ver Mt 15.32.

 

 

 

 

 

ESTUDO DOUTRINARIO

Tema : FAMILIA PROGETO FALIDO . SIM OU NÃO ?

 

GENESIS CAP 2 VERS 18 A23...

 

Deus, ele mesmo fez o primeiro casamento terreno e continua abençoando todos os casais no mundo ate hoje . DEUS NÃO MUDOU E NUNCA VAI MUDAR ELE E ETERNO AMEM.  1 PEDRO CAP 3 VERS 1 A 7 

 

 

Muitos homens tem traídos suas esposas , e maltratando e humilhando  com palavras duras e não cumpre com a palavra de DEUS. 

 

 Muitas mulheres tem  traído seus esposos e vivendo uma vida de adultério e não cumpre com a bíblia que e o manual do casal . 1 corintios cap 7 ves 28 , 

 

Amor : não e algo sobrenatural e sim um mandamento de nosso senhor JESUS CRISTO AMEM.   JOAO CAP 13 VERS 34.

 

Efesios cap 5 vers 22 a 33 , gênesis cap 3 vers 16 , 1 corintios cap 14 vers34 a 36  colossences cap 3 vers 18 , 1 timoteo cap 2 vers 9 a 14 , mateus cap 5 vers 23e 24 , hebreus cap 10 vers 22 , 1 joao cap 5 vers 6 ,                 

 

Evangelista : marco antonio r do couto

 

 

estudo biblico 

 

NÃO POSSO OLHAR PARA TRÁS

 

Gênesis 19.1-26

Encontramos na Bíblia Sagrada a história de uma mulher que por desobediência a Deus, olhou para trás e foi transformada numa estátua de sal. Não aparece o seu nome. Sabemos que ela era a mulher de Ló.

Gn. 19.17 - E aconteceu que, tirando-os fora, disse: Escapa-te por tua vida; não olhes para trás de ti e não pares em toda esta campina; escapa lá para o monte, para que não pereças.

Gn.19.26 - E a mulher de Ló olhou para trás e ficou convertida numa estátua de sal. ao olhar para trás, estava dizendo em seu coração: Ah! Eu não quero deixar Sodoma eGomorra.

 

Medite nestas interrogações, e responda  para você mesma.

 

Com um pequeno gesto, apenas um olhar, sua vida foi encerrada, sendo transformada numa insignificante estátua de sal, e também provocou as suas duas filhas a praticarem um ato incestuoso, trazendo assim uma grande conseqüência. Precisamos estar atentos, pois através de um simples olhar, poderemos destruir a nossa família, o nosso casamento, e até perdermos a nossa salvação.

 

À conseqüência desta desobediência, sobreveio sobre suas duas filhas, ao se sentirem sozinhas e sem a presença da mãe, decidiram embebedar o pai na caverna, dando-lhe vinho para beber. Tiveram relações sexuais com ele, conceberam e deram a luz. Dando origem assim a dois povos: Moabitas e Amonitas.

 

Gn.19.31-38:

 

Através das sagradas escrituras, aprendemos como devemos agir em momentos difíceis,  crises, momentos em que precisamos nos posicionar como homens e mulheres de Deus, prudentes e fiéis aos Seus mandamentos

 

Estas moças encontraram a solução no vinho, daí um bom motivo para o cristão evitar esta bebida, que a própria Bíblia nos recomenda em diversas passagens.

Lv.10.9- Vinho ou bebida forte tu e teus filhos contigo não bebereis, quando entrardes na tenda da congregação, para que não morrais; estatuto perpétuo será isso entre as vossas gerações,

Pv. 20:1 O vinhoé escarnecedor, e a bebida forte, alvoroçadora; e todo aquele que neles errar nunca será sábio.

Pv.21.17 Necessidade padecerá o que ama os prazeres; o que ama o vinho e o azeite nunca enriquecerá.

Pv. 31.4 Não é próprio dos reis, ó Lemuel, não é próprio dos reis beber vinho, nem dos príncipes desejar bebida forte.

Is.5.11 Ai dos que se levantam pela manhã e seguem a bebedice! E se demoram até à noite, até que o vinho os esquenta!

 

                              Leiamos o que o Apóstolo Paulo, inspirado por Deus, deixou escrito para nós:

 

Fp. 3.13-14 - Irmãos, quanto a mim, não julgo que haja alcançado; mas uma coisa faço, e é que, esquecendo-me das coisas que atrás ficam e avançando para as que estão diante de mim.

Prossigo para o alvo, pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus.

 

 

Lc.9.62 - E Jesus lhe disse: Ninguém que lança mão do arado e olha para trás é apto para o Reino de Deus.

 

Se você já colocou a sua mão no arado, você não pode mais olhar pata trás. Você foi chamado (a) por Deus para arar a terra, lançar a semente... e não olhar para trás...

Mt. 9.37-38 - Então, disse aos seus discípulos: A seara é realmente grande, mas poucos são os ceifeiros.

38 Rogai, pois, ao Senhor da seara que mande ceifeiros para a sua seara.

 

Hb.10.38-39 - Mas o justo viverá da fé; e, se ele recuar, a minha alma não tem prazer nele.

Nós, porém, não somos daqueles que se retiram para a perdição, mas daqueles que crêem para a conservação da alma.

Hb.12.1 - Portanto, nós também, pois, que estamos rodeados de uma tão grande nuvem de testemunhas, deixemos todo embaraço e o pecado que tão de perto nos rodeia e corramos com paciência, a carreira que nos está proposta.

 

A mulher de Ló FICOU embaraçada com o pecado que tão de perto a rodeava.

 

Pv.14.1- Toda mulher sábia edifica a sua casa; mas a tola a derruba com as próprias mãos.

 

A MULHER DE LÓ DEIXOU PARA SUAS DUAS FILHAS UMA HISTÓRIA MUITO TRISTE.

E NÓS? QUE EXEMPLOS ESTAMOS DEIXANDO PARA NOSSOS FILHOS?

A responsabilidade de orientar, instruir, ensinar aos filhos o caminho da verdade, é unicamente dos pais. Quando isto não acontece, estamos contribuindo, para que eles tenham um futuro desastroso.

 Deus responsabilizou os pais a ensinarem aos filhos os mandamentos,

os estatutos contidos na Sua santa palavra:

Pv.22.6 - Instrui o menino no caminho em que deve andar, e, até quando envelhecer, não se desviará dele.

 

Dt.4.9 - Tão-somente guarda-te a ti mesmo, e guarda bem a tua alma, que não te esqueças daquelas coisas que os teus olhos têm visto, e não se apartem do teu coração todos os dias da tua vida; e as farás saber a teus filhos, e aos filhos de teus filhos.

Dt. 32. 46 - Disse-lhes: Aplicai o vosso coração a todas as palavras que hoje testifico entre vós, para que as recomendeis a vossos filhos, para que tenham cuidado de cumprir todas as palavras desta lei.

 

 

Nossos filhos são comparados a plantas de oliveira, simbolizam o azeite,

a presença do Espírito Santo EM NOSSOS LARES.

Sl.128.3 - A tua mulher será como a videira frutífera aos lados da tua casa; os teus filhos como plantas de oliveira à roda da tua mesa.

 

Nesta mensagem, NÃO POSSO OLHAR PARA TRÁS, Deus está nos despertando, para uma caminhada de fé.

I Cr.15.58

Portanto, meus amados irmãos, sede firmes e constantes, sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que o vosso trabalho não é vão no Senhor.

 

 

 

QUERO DEIXAR UMA MENSAGEM DO CORAÇÃO DE DEUS PARA O SEU CORAÇÃO.

AINDA QUE VOCÊ TENHA SIDO ABANDONADA (O) PELO SEU PAI, SUA MÃE,

OU PELO SEU CÔNJUGE, LEIA:

 

Is. 49.15 - Pode uma mulher esquecer-se tanto do filho que cria, que não compadeça dele, do filho do seu ventre? Mas, ainda que esta se esquecesse, eu, todavia, me não esquecerei de ti.

 

DEUS TE ABENÇOE

 

 

 

 

 

DESCRIÇÃO DOS SOFRIMENTOS DE CRISTO, POR UM MÉDICO

 

Isaias 53 1 a 10

 

A seguir, um relato médico pelo Dr. Barbet (médico francês) dos sofrimentos de Jesus por mim e por ti:

 

NO GETSÊMANI (Lucas 22.44)

 

Jesus entrou em agonia no Getsêmani e seu suor tornou-se como gotas de sangue a escorrer pela terra. O único evangelista que relato o fato é um médico, Lucas. E o faz com a decisão de um clínico. O suar sangue, ou "hematidrose", é um fenômeno raríssimo. É produzido em condições excepcionais: para provocá-lo é necessário uma fraqueza física, acompanhada de um abatimento moral violento causado por uma profunda emoção, por um grande medo.

 

O terror, o susto, a angústia terrível de sentir-se carregando todos os pecados dos homens devem ter esmagado Jesus. Tal tensão extrema produz o rompimento das finíssimas veias capilares que estão sob as glândulas sudoríparas, o sangue se mistura ao suor e se concentra sobre a pela e então escorre por todo o corpo até a terra.

 

A FLAGELAÇÃO E A COROA DE ESPINHOS (Lucas 23.1-25, João 19.1-17)

 

Conhecemos a farsa do processo preparado pelo Sinédrio hebraico, o envio de Jesus a Pilatos e o desempate entre o procurador romanos e Herodes. Pilatos cede e então ordena a flagelação de Jesus. Os soldados despojam Jesus e o prendem pelo pulso a uma coluna do pátio.

 

A flagelação se efetua com tiras de couro múltiplas sobre as quais são fixadas bolinhas de chumbo e de pequenos ossos. Os carrascos devem ter sido dois, um de cada lado e de diferentes estaturas. Golpeiam com chibatadas a pele, já alterada por milhões de microscópicas hemorragias do suor de sangue. A pele se dilacera e se rompe; o sangue espirra. A cada golpe Jesus reagem em um sobressalto de dor. As forças de esvaem; um suor frio lhe impregna a fronte, a cabeça gira em uma vertigem de náusea, calafrios lhe correm ao longo das costas. Se não estivesse preso no alto pelos pulsos, cairia em uma poça de sangue.

 

Depois, o escárnio da coroação. Com longos espinhos, mais duros que os de acácia, os algozes entrelaçam uma espécie de capacete e o aplicam sobre a cabeça. Os espinhos penetram no couro cabeludo fazendo-o sangrar (os cirurgiões sabem o quanto sangra o couro cabeludo).

 

A CAMINHADA ATÉ O CALVÁRIO (Lucas 23.26-32)

 

Pilatos, depois de ter mostrado aquele homem dilacerado á multidão feroz, o entrega para ser crucificado.

 

Colocam sobre os ombros de Jesus o grande braço horizontal da cruz; pesa uns 50 quilos. A estaca vertical já está plantada sobre o Calvário. Jesus caminha com os pés descalços pelas ruas de terreno irregular, cheias de pedregulhos. Os soldados o puxam com as cordas. O percurso é de cerca de 600 metros. Jesus, fatigado, arrasta um pé após o outro, frequentemente cai sobre os joelhos. E os ombros de Jesus estão cobertos de chagas. Quando ele cai por terra, a viga lhe escapa, escorrega e lhe esfola o dorso.

 

Finalmente, para ganhar tempo, os soldados escolhem um homem na multidão, Simão, que vinha do campo, e puseram-lhe a estaca sobre suas costas, para que a levasse após Jesus.

 

A CRUCIFICAÇÃO (Lucas 23.33-49, João 19.18-37)

 

Sobre o Calvário tem início a crucificação. Os carrascos despojam o condenado, mas sua túnica está colada nas chagas e tirá-la produz dor atroz. Quem já tirou uma atadura de gaze de uma grande ferida percebe do que se trata. Cada fio de tecido adere á carne viva; ao levarem a túnica, se laceram as terminações nervosas postas em descoberto pelas chagas. Os carrascos dão um puxão violento. Há um risco de toda aquela dor provocar uma síncope, mas ainda não é o fim. O sangue começa a escorrer.

 

Jesus é deitado de costas, as suas chagas se incrustam de pó e pedregulhos. Depositam-no sobre o braço horizontal da cruz. Os algozes tomam as medidas. Com uma broca, é feito um furo na madeira para facilitar a penetração dos pregos. Os carrascos pegam um prego (um longo prego pontudo e quadrado), apóiam-no sobre o pulso de Jesus, com um golpe certeiro de martelo o plantam e o rebatem sobre a madeira. Jesus deve ter contraído o rosto assustadoramente. O nervo mediano foi lesado. Pode-se imaginar aquilo que Jesus deve ter provado; uma dor lancinante, agudíssima, que se difundiu pelos dedos, e espalhou-se pelos ombros, atingindo o cérebro.

 

A dor mais insuportável que um homem pode provar, ou seja, aquela produzida pela lesão dos grandes troncos nervosos: provoca uma síncope e faz perder a consciência. Em Jesus não. O nervo é destruído só em parte: a lesão do tronco nervoso permanece em contato com o prego: quando o corpo for suspenso na cruz, o nervo se esticará fortemente como uma corda de violino esticada sobre a cravelha. A cada solavanco, a cada movimento, vibrará despertando dores dilacerantes. Um suplício que durará horas.

 

O carrasco e seu ajudante empunham a extremidade da trava; elevam Jesus, colocando-o primeiro sentado e depois em pé; consequentemente fazendo-o tombar para trás, o encostam na estaca vertical. Depois rapidamente encaixam o braço horizontal da cruz sobre a estaca vertical.

 

Os ombros da vítima esfregam dolorosamente sobre a madeira áspera. As pontas cortantes da grande coroa de espinhos penetram o crânio. A cabeça de Jesus inclina-se para frente, uma vez que o diâmetro da coroa o impede de apoiar-se na madeira. Cada vez que o mártir levanta a cabeça, recomeçam as pontadas agudas de dor.

 

Pregam-lhe os pés.

 

AS HORAS NA CRUZ 

 

Jesus tem sede. Não bebeu desde a tarde anterior. Seu corpo é uma máscara de sangue. A boca está semi-aberta e o lábio inferior começa a pender. A garganta, seca, lhe queima, mas ele não pode engolir. Tem sede. Um soldado lhe estendo sobre a ponta de uma vara uma esponja embebida em bebida ácida em uso entre os militares. Tudo aquilo é uma tortura atroz.

 

Um estranho fenômeno se produz no corpo de Jesus. Os músculos dos braços se enrijecem em uma contração que vai se acentuado: os deltóides, os bíceps esticados e levantados, os dedos se curvam. É como acontece a alguém ferido de tétano. A isto que os médicos chamam tetania, quando os sintomas se generalizam: os músculos do abdômen se enrijecem em ondas imóveis; em seguida aqueles entre as costelas, os do pescoço e os respiratórios.

 

A respiração se faz, pouco a pouco, mais curta. O ar entra com um sibilo, mas não consegue mais sair. Jesus respira com o ápice dos pulmões. Tem sede de ar: como um asmático em plena crise, seu rosto pálido pouco a pouco  se torna vermelho, depois se transforma num violeta purpúreo e enfim em cianítico. Jesus é envolvido pela asfixia. Os pulmões cheios de ar não podem mais esvaziar-se. A fronte está impregnada de suor, os olhos saem fora de órbita.

 

Mas o que acontece? Lentamente, com um esforço sobre-humano, Jesus toma um ponto de apoio sobre o prego dos pés. Esforça-se a pequenos golpes, se eleva aliviando a tração dos braços. Os músculos do tórax se distendem. A respiração torna-se mais ampla e profunda, os pulmões se esvaziam e o rosto recupera a palidez inicial. Por que este esforço? Porque Jesus quer falar: "Pai, perdoa-lhes porque não sabem o que fazem". Logo em seguida o corpo começa afrouxar-se de novo e a asfixia recomeça.

 

Foram transmitidas sete frases pronunciadas por Ele na cruz: cada vez que quer falar, devera elevar-se tendo como apoio o prego dos pés. Que tortura!

 

Atraídas pelo sangue que escorre e pelo coagulado, enxames de moscas zunem ao redor do seu corpo, mas Ele não pode enxotá-las. Pouco depois, o céu escurece, o sol se esconde: de repente a temperatura diminui. Logo serão três da tarde. Todas as suas dores, a sede, as cãibras, a asfixia, o latejar dos nervos medianos, lhe arrancam um lamento: "Deus meu, Deus meu, porque me abandonastes?". Jesus dá seu último suspiro: "Está tudo consumado!", e em seguida, "Pai, nas tuas mãos entrego o meu espírito". E morre. Em meu lugar e no seu.

 

 

Como Fazer Sua Devocional Diária

Aprendendo a ouvir a Deus
A bíblia é o livro mais importante que alguém pode ler. Muitas pessoas não sabem como ouvir o que Deus está dizendo para elas em sua palavraUm relacionamento significativo com o Senhor depende de ouvirmos e entendermos o que Ele está compartilhando conosco. A seguir há algumas sugestões para ajudá-lo a começar o seu estudo da Palavra de Deus.
Preparação

Ore e peça ao Espírito Santo para dirigi-lo em seu estudo. Seu estudo normalmente vai envolver três passos: Observação, Interpretação e Aplicação.

1. Observação

Neste passo você observa para descobrir o que a passagem diz. Você pode precisar ler a passagem algumas vezes ou você pode desejar escrever a passagem concentrando-se em: “O que esta passagem diz?”

2. Interpretação

O segundo passo envolve a pergunta: “O que essa passagem significa?” Pergunte: “O que ela diz sobre Deus e o homem?”

3. Aplicação

Nesse passo, você faz a pergunta: “Como essa passagem se aplica à minha vida?” Você pode fazer as seguintes perguntas:
Há algum mandamento a ser obedecido?
Há alguma promessa que devo reivindicar?
Há algum pecado que devo confessar?
Há alguma atitude que devo mudar?
Há algum exemplo a ser seguido?

Passagem: O versículo todo é copiado aqui.
Observação: Escreva aqui o que a passagem diz
Interpretação: O significado da passagem é escrito aqui
<>A aplicação pessoal é escrita aqui.

Exemplo

Aqui está um exemplo de como seguir os três passos usando I Pe. 5:7

Passagem: I Pe. 5:7 – “lançando sobre ele toda a vossa ansiedade porque ele tem cuidado de vós.”

Observação: O que significa “lançando”? Quais são essas ansiedades? A quem devemos lançar as ansiedades?

Interpretação: Lançar significa arrojar. Ansiedades podem ser problemas, preocupações, dúvidas. “Ele”, se refere a Deus. Porque Ele tem cuidado.

Aplicação: Não devo me preocupar com problema algum. Posso orar e confiar nEle porque Ele se importa comigo.

Exercício

Leia João 15: 10-12. Usando os três passos e seguindo a orientação do exemplo, permita que Deus fale com você. Use os espaços seguintes.

 

O Batismo no Espírito Santo

 

At 1.5 “Porque, na verdade, João batizou com água, mas vós sereis batizados com o Espírito Santo, não muito depois destes dias.”

 Uma das doutrinas principais das Escrituras é o batismo no Espírito Santo (ver 1.4 nota sobre “batismo no”, ao invés de “batismo com”, o Espírito Santo). A respeito do batismo no Espírito Santo, a Palavra de Deus ensina o seguinte:

 

 (1) O batismo no Espírito é para todos que professam sua fé em Cristo; que nasceram de novo, e, assim, receberam o Espírito Santo para neles habitar (ver o estudo A REGENERAÇÃO DOS DISCÍPULOS

 

 (2) Um dos alvos principais de Cristo na sua missão terrena foi batizar seu povo no Espírito (Mt 3.11; Mc 1.8; Lc 3.16; Jo 1.33). Ele ordenou aos discípulos não começarem a testemunhar até que fossem batizados no Espírito Santo e revestidos do poder do alto (Lc 24.49; At 1.4,5,8).

 

 (3) O batismo no Espírito Santo é uma obra distinta e à parte da regeneração, também por Ele efetuada. Assim como a obra santificadora do Espírito é distinta e completiva em relação à obra regeneradora do mesmo Espírito, assim também o batismo no Espírito complementa a obra regeneradora e santificadora do Espírito. No mesmo dia em que Jesus ressuscitou, Ele assoprou sobre seus discípulos e disse: “Recebei o Espírito Santo” (Jo 20.22), indicando que a regeneração e a nova vida estavam-lhes sendo concedidas (ver o estudo A REGENERAÇÃO DOS DISCÍPULOS). Depois, Ele lhes disse que também deviam ser “revestidos de poder” pelo Espírito Santo (Lc 24.49; cf. At 1.5,8). Portanto, este batismo é uma experiência subseqüente à regeneração (ver 11.17 nota; 19.6 nota).

 

(4) Ser batizado no Espírito significa experimentar a plenitude do Espírito, (cf. 1.5; 2.4). Este batismo teria lugar somente a partir do dia de Pentecoste. Quanto aos que foram cheios do Espírito Santo antes do dia de Pentecoste (e.g. Lc 1.15,67), Lucas não emprega a expressão “batizados no Espírito Santo”. Este evento só ocorreria depois da ascensão de Cristo (1.2-5; Lc 24.49-51, Jo 16.7-14).

 

(5) O livro de Atos descreve o falar noutras línguas como o sinal inicial do batismo no Espírito Santo (2.4; 10.45,46; 19.6; ver o estudo O FALAR EM LÍNGUAS).

 

 (6) O batismo no Espírito Santo outorgará ao crente ousadia e poder celestial para este realizar grandes obras em nome de Cristo e ter eficácia no seu testemunho e pregação (cf. 1.8; 2.14-41; 4.31; 6.8; Rm 15.18,19; 1Co 2.4). Esse poder não se trata de uma força impessoal, mas de uma manifestação do Espírito Santo, na qual a presença, a glória e a operação de Jesus estão presentes com seu povo (Jo 14.16-18; 16.14; 1Co 12.7).

 

 (7) Outros resultados do genuíno batismo no Espírito Santo são: (a) mensagens proféticas e louvores (2.4, 17; 10.46;  1Co 14.2,15); (b) maior sensibilidade contra o pecado que entristece o Espírito Santo, uma maior busca da retidão e uma percepção mais profunda do juízo divino contra a impiedade (ver Jo 16.8 nota; At 1.8 nota); (c) uma vida que glorifica a Jesus Cristo (Jo 16.13,14; At 4.33); (d) visões da parte do Espírito (2.17); (e) manifestação dos vários dons do Espírito Santo (1Co 12.4-10); (f) maior desejo de orar e interceder (2.41,42; 3.1; 4.23-31; 6.4; 10.9; Rm 8.26); (g) maior amor à Palavra de Deus e melhor compreensão dela (Jo 16.13; At 2.42) e (h) uma convicção cada vez maior de Deus como nosso Pai (At 1.4; Rm 8.15; Gl 4.6).

 

 (8) A Palavra de Deus cita várias condições prévias para o batismo no Espírito Santo. (a) Devemos aceitar pela fé a Jesus Cristo como Senhor e Salvador e apartar-nos do pecado e do mundo (2.38-40; 8.12-17). Isto importa em submeter a Deus a nossa vontade (“àqueles que lhe obedecem”, 5.32). Devemos abandonar tudo o que ofende a Deus, para então podermos ser “vaso para honra, santificado e idôneo para o uso do Senhor” (2Tm 2.21). (b) É preciso querer o batismo. O crente deve ter grande fome e sede pelo batismo no Espírito Santo (Jo 7.37-39; cf. Is 44.3; Mt 5.6; 6.33). (c) Muitos recebem o batismo como resposta à oração neste sentido (Lc 11.13; At 1.14; 2.1-4; 4.31; 8.15,17). (d) Devemos esperar convictos que Deus nos batizará no Espírito Santo (Mc 11.24; At 1.4,5).

 

 (9) O batismo no Espírito Santo permanece na vida do crente mediante a oração (4.31), o testemunho (4.31, 33), a adoração no Espírito (Ef 5.18,19) e uma vida santificada (ver Ef 5.18 notas). Por mais poderosa que seja a experiência inicial do batismo no Espírito Santo sobre o crente, se ela não for expressa numa vida de oração, de testemunho e de santidade, logo se tornará numa glória desvanecente.

 

 (10) O batismo no Espírito Santo ocorre uma só vez na vida do crente e move-o à consagração à obra de Deus, para, assim, testemunhar com poder e retidão. A Bíblia fala de renovações posteriores ao batismo inicial do Espírito Santo (ver 4.31 nota; cf. 2.4; 4.8, 31; 13.9; Ef 5.18). O batismo no Espírito, portanto, conduz o crente a um relacionamento com o Espírito, que deve ser renovado (4.31) e conservado (Ef 5.18).

 

 

A Criação


“No princípio, criou Deus os céus e a terra." Gn 1.1 

O DEUS DA CRIAÇÃO. 

1) Deus se revela na Bíblia como um ser infinito, eterno, auto-existente e como a Causa Primária de tudo o que existe. 
Nunca houve um momento em que Deus não existisse. Conforme afirma Moisés: “Antes que os montes nascessem, ou que tu formasses a terra e o mundo, sim, de eternidade a eternidade, tu és Deus” (Sl 90.2). Noutras palavras, Deus existiu eterna e infinitamente antes de criar o universo finito. Ele é anterior a toda criação, no céu e na terra, está acima e independe dela (1Tm 6.16 nota; Cl 1.16). 

2) Deus se revela como um ser pessoal que criou Adão e Eva “à sua imagem” ( Genesis 1.26,27). Porque Adão e Eva foram criados à imagem de Deus, podiam comunicar-se com Ele, e também com Ele ter comunhão de modo amoroso e pessoal. 

3) Deus também se revela como um ser moral que criou tudo bom e, portanto, sem pecado. Ao terminar Deus a obra da criação, contemplou tudo o que fizera e observou que era “muito bom” (1.31). Posto que Adão e Eva foram criados à imagem e semelhança de Deus, eles também não tinham pecado. O pecado entrou na existência humana quando Eva foi tentada pela serpente, ou Satanás (Gn 3; Rm 5.12; Ap 12.9). 

A ATIVIDADE DA CRIAÇÃO. 

1) Deus criou todas as coisas em “os céus e a terra” Is 40.28; 42.5; 45.18; Mc 13.19; Ef 3.9;  Hb 1.2; Ap 10.6). O verbo “criar” (hb.“bara”) é usado exclusivamente em referência a uma atividade que somente Deus pode realizar. Significa que, num momento específico, Deus criou a matéria e a substância, que antes nunca existiram. 

2) A Bíblia diz que no princípio da criação a terra estava informe, vazia e coberta de trevas (1.2). Naquele tempo o universo não tinha a forma ordenada que tem agora. O mundo estava vazio, sem nenhum ser vivente e destituído do mínimo vestígio de luz. Passada essa etapa inicial, Deus criou a luz para dissipar as trevas (Genesis 1.3 a 5), deu forma ao universo (Genesis 1.6  a  13) e encheu a terra de seres viventes (Genesis 1.20-28). 

3) O método que Deus usou na criação foi o poder da sua palavra. Repetidas vezes está declarado: “E disse Deus...”  . Noutras palavras, Deus falou e os céus e a terra passaram a existir. Antes da palavra criadora de Deus, eles não existiam (Sl 33. 6,9; sl 148.5; Is 48.13; Rm 4.17; Hb 11.3). 

4) Toda a Trindade, e não apenas o Pai, desempenhou sua parte na criação. 
a) O próprio Filho é a Palavra (“Verbo”) poderosa, através de quem Deus criou todas as coisas. No prólogo do Evangelho segundo João, Cristo é revelado como a eterna Palavra de Deus (Jo 1.1). “Todas as coisas foram feitas por Ele, e sem Ele nada do que foi feito se fez” (Jo 1.3). 
Semelhantemente, o apóstolo Paulo afirma que por Cristo “foram criadas todas as coisas que há nos céus e na terra, visíveis e invisíveis... tudo foi criado por Ele e para Ele” (Cl 1.16). Finalmente, o autor do Livro de Hebreus afirma enfaticamente que Deus fez o universo por meio do seu Filho (Hb 1.2). 
b) Semelhantemente, o Espírito Santo desempenhou um papel ativo na obra da criação. Ele é descrito como “pairando” (“se movia”) sobre a criação, preservando-a e preparando-a para as atividades criadoras adicionais de Deus. A palavra hebraica traduzida por “Espírito” (ruah) também pode ser traduzida por “vento” e “fôlego”. Por isso, o salmista testifica do papel do Espírito, ao declarar: “Pela palavra do Senhor foram feitos os céus; e todo o exército deles, pelo espírito (ruah) da sua boca” (Sl 33.6). Além disso, o Espírito Santo continua a manter e sustentar a criação (Jó 33.4; Sl 104.30). 

O PROPÓSITO E O ALVO DA CRIAÇÃO. 

Deus tinha razões específicas para criar o mundo. 

1) Deus criou os céus e a terra como manifestação da sua glória, majestade e poder. (Sl 19.1

 Sl 8.1). Ao olharmos a totalidade do cosmos criado — desde a imensa expansão do universo, à beleza e à ordem da natureza — ficamos tomados de temor reverente ante a majestade do Senhor Deus, nosso Criador. 

2) Deus criou os céus e a terra para receber a glória e a honra que lhe são devidas. Todos os elementos da natureza —  o sol e a lua, as árvores da floresta, a chuva e a neve, os rios e os córregos, as colinas e as montanhas, os animais e as aves — rendem louvores ao Deus que os criou (Sl 98.7,8;  Is 55.12).  Deus deseja e espera receber glória e louvor dos seres humanos! 

3) Deus criou a terra para prover um lugar onde o seu propósito e alvos para a humanidade fossem cumpridos. 
a) Deus criou Adão e Eva à sua própria imagem, para comunhão amorável e pessoal com o ser humano por toda a eternidade. Deus projetou o ser humano como um ser trino e uno (corpo, alma e espírito), que possui mente, emoção e vontade, para que possa comunicar-se espontaneamente com Ele como Senhor, adorá-lo e servi-lo com fé, lealdade e gratidão. 
b) Deus desejou de tal maneira esse relacionamento com a raça humana que, quando Satanás conseguiu tentar Adão e Eva a ponto de se rebelarem contra Deus e desobedecer ao seu mandamento, Ele prometeu enviar um Salvador para redimir a humanidade das consequências do pecado (Genesis 3.15 ). Daí Deus teria um povo para sua própria possessão, cujo prazer estaria nEle, que o glorificaria, (Is 60.21; Ef 1.11,12; 1Pe 2.9). 
c) A culminação do propósito de Deus na criação está no livro do Apocalipse, onde João descreve o fim da história com estas palavras:  (Ap 21.3).

CRIAÇÃO E EVOLUÇÃO. 

A evolução é o ponto de vista predominante, proposto pela comunidade científica e educacional do mundo atual, em se tratando da origem da vida e do universo. Quem crê, de fato, na Bíblia deve atentar para estas quatro observações a respeito da evolução. 

1) A evolução é uma tentativa naturalista para explicar a origem e o desenvolvimento do universo. Tal intento começa com a pressuposição de que não existe nenhum Criador pessoal e divino que criou e formou o mundo; pelo contrário, tudo veio a existir mediante uma série de acontecimentos que decorreram por acaso, ao longo de bilhões de anos. Os postulantes da evolução alegam possuir dados científicos que apoiam a sua hipótese. 

2) O ensino evolucionista não é realmente científico. Segundo o método científico, toda conclusão deve basear-se em evidências incontestáveis, oriundas de experiências que podem ser reproduzidas em qualquer laboratório. No entanto, nenhuma experiência foi idealizada, nem poderá sê-lo, para testar e comprovar teorias em torno da origem da matéria a partir de um hipotético “grande estrondo”, ou do desenvolvimento gradual dos seres vivos, a partir das formas mais simples às mais complexas. Por conseguinte, a evolução é uma hipótese sem “evidência” científica, e somente quem crê em teorias humanas é que pode aceitá-la. A fé do povo de Deus, pelo contrário, firma-se no Senhor e na sua revelação inspirada, a qual declara que Ele é quem criou do nada todas as coisas (Hb 11.3). 

3) É inegável que alterações e melhoramentos ocorrem em várias espécies de seres viventes. Por exemplo: algumas variedades dentro de várias espécies estão se extinguindo; por outro lado, ocasionalmente vemos novas raças surgindo dentre algumas das espécies. Não há, porém, nenhuma evidência, nem sequer no registro geológico, a apoiar a teoria de que um tipo de ser vivente já evoluiu doutro tipo. Pelo contrário, as evidências existentes apoiam a declaração da Bíblia, que Deus criou cada criatura vivente (Genesis 1.21,24,25). 

4) Os crentes na Bíblia devem, também, rejeitar a teoria da chamada evolução teísta. Essa teoria aceita a maioria das conclusões da evolução naturalista; apenas acrescenta que Deus deu início ao processo evolutivo. Essa teoria nega a revelação bíblica que atribui a Deus um papel ativo em todos os aspectos da criação. Por exemplo, todos os verbos principais em Genesis 1 têm Deus como seu sujeito, a não ser em Genesis  1.12 (que cumpre o mandamento de Deus . Genesis 1. 11) e a frase repetida “E foi a tarde e a manhã”. Deus não é um supervisor indiferente, de um processo evolutivo; pelo contrário, é o Criador ativo de todas as coisas (Cl 1.16).

 

 

 Doutrina: Reverência ao Senhor
Hb 12.12-29

Vivemos na era da irreverência. Tudo pode ser zombado e distorcido. Há uma urgente necessidade de resgatarmos o respeito e reverência para com Deus e Sua palavra.
Reverência significa: Respeito às coisas sagradas.

Por que ter reverência?

Porque Deus É SANTO (Sl 111.9; Is 6.3; 40.25; Ap 15.4)

Se estamos na presença de um  Deus Santo, o momento é de respeito (Ec 5.1).

 

 A visão da santidade de Deus proporcionou a Isaías uma idéia do seu  próprio pecado   (Is 6.1-5).

 

Ao tomarmos consciência que estamos na presença de um Deus Santo, nós, pecadores, devemos temer (Lc 5.8; Jó 42.5,6; 1 Sm 6.20; Mt 17.6).

A principal característica da essência de Deus é a sua santidade. Ele é santo (Hb 3.3).

Outras religiões, mais reverentes que nós - budismo, islamismo , espiritismo etc...

A casa de Deus é santa (Sl 93.5). O Lugar onde Deus está se torna santo (Ex 3.5; Js 5.15)
Muitos estão agindo como Jacó, ignorando a presença divina onde estão (Gn 28.16,17)
Sempre que formos ao culto na igreja , devemos imaginar a grandeza e a majestade de Deus, e com certeza a nossa adoração será diferente!

O mesmo temor e reverência a Deus exigido no AT, são requeridos da igreja No NT:
A Bíblia nos ordena que sirvamos ao Senhor em reverência (Hb 12.18-29).
As igrejas eram edificadas andando no temor do Senhor (At 9.31)

Devemos ser reverentes diante de Deus porque somos criaturas e Ele é o Criador (Sl 33.6-9; 96.4,5; Jo 1.9)

Devemos ser reverentes porque apesar de termos pecado, a cruz de Cristo nos alcançou e esse infinito amor nos constrange (Rm 11.20).

Dar toda a nossa atenção ao Senhor

Devemos estar no culto com toda a nossa atenção voltada para o Senhor. A nossa atenção geralmente está presa à importância que damos às coisas. Quando valorizamos, prestamos muita atenção. Ex.: TV, conversas com amigos , etc. O fato de muitos estarem desatentos na igreja é um sinal que não valorizam a Deus?

Cornélio e sua casa estavam diante de Deus, atentos (At 10.33)

Às vezes a presença do Convidado principal da noite é ignorada. Em muitas ocasiões, participamos dos cultos apenas "de corpo presente".

 

mas preferimos colocar a conversa em dia com irmão ao lado, reclamar da pregação que está muito longa ou dar uma voltinha lá atrás da igreja para esticar as pernas.

Na igreja devemos ouvir Deus falar e conversar somente com Ele (Ec 5.2).

Se os crentes, ao entrarem na casa de oração, o fizessem com a devida reverência, lembrando-se de que  ali e um lugar so para adoração na presença do Senhor.

 Os cochichos, risos e conversas, que se poderiam admitir em qualquer outro lugar, não devem existir na casa em que Deus é adorado.
Quando mostramos reverência, o inimigo é envergonhado (Tt 2.7,8). Êxodo 4:31

 

Reverência e obediência

Não há dúvida de que se amarmos a Deus, teremos reverência, e reverência significa mais do que dar louvores ou ajoelhar-nos quando oramos. Na verdade, não podemos reverenciar a Deus sem obedecer-Lhe. Muitos aceitam facilmente a Jesus como salvador, mas nem todos querem aceitá-Lo como o Senhor de suas vidas (Jo 14.21; Ec 12.13; 1 Jo 2.4).
Reverenciamos a Deus quando o honramos, obedecendo à Sua Palavra  dando-lhe glórias  de todo o coração  (Is 29.13; Sl 112.1; 119.63; Pv 16.6).

Comportamento e aparência


A nossa santidade começa no interior, mas transborda para o exterior (1 Pe 3.3-5; 1 Tm 2.9,10; Mt 23.26). Não devemos buscar somente a santidade aparente, mas também não podemos crer que uma vida santa tenha a aparência de uma depravada, em trajes sensuais, sem pudor ou respeito.

Orientações para os crentes  Mateus 21:13 . Salmos 95:6

Não esperar o culto começar para depois entrar na igreja.
Não entrar e nem se retirar durante uma oração ou leitura bíblica.
Se tiver de entrar depois do inicio do culto, não parar para cumprimentar, entrar discretamente e tomar o seu acento  para adorar ao Senhor Jesus
Não ficar conversando na entrada ou nas dependências durante o culto.
Na hora da leitura da Bíblia, momento solene, de pé, sem movimentação e conversas.
Durante a pregação, mostrar concentração e atenção reverente.

 

 

FOFOCAS NA IGREJA"

LEVÍTICO 19:16-19

O motivo real porque Deus nos fala da  "fofoca", é que esse problema tem destruído , famílias , igreja e levando inimizades entres as pessoa e uma das armas usadas por satanás para destruir a grande obra de Jesus na terra  . Nós não somente ouvimos fofocas, também as espalhamos e nós mesmos fomos vítimas delas. Isso entristece o coração do  Senhor

Quando conto adiante algo que eu deveria Ter ficado para mim, normalmente o justifico com as palavras: "Precisamos de qualquer maneira orar por fulano ou sicrano, ele tem o seguinte grave problema..."

I). O QUE É FOFOCA?  A fofoca é uma narração de um fato, em segredo, fazendo uso da astúcia e muitas vezes da maledicência. É um procedimento ardiloso. Poderíamos pensar em cilada, armadilha, traição, embuste, procedimento ardiloso. Alguém tecendo uma rede para complicar, confundir o outro. É importante pensar também no processo repetitivo, no qual se repete a informação, dando-lhe uma ênfase especial.

Já sabias que a bíblia fala muito sobre fofoca? E não se trata de um "pequeno pecado", como muitos de nós pensamos. Na bíblia está escrito: (Prov. 8:13).  (Lev. 19:16). (I Tim. 5:13). Salmo 101:5,  (Rom. 1:28-32).

Além disso, as fofocas não precisam ser obrigatoriamente mentirosas. Muitos pensam: "O assunto é verdade, por isso posso contá-lo a todos." Mas isso não está certo! Dizer a verdade com falsos motivos pode Ter efeito ainda mais funesto do que falar inverdade. A seguinte definição de "fofoca" deixa isso claro: Falar algo de alguém é fofoca, quando o que é dito não contribui para a solução do problema da pessoa em questão.

II). ORIENTAÇÃO NA BÍBLIA

Quando somos ofendidos por alguém ou vemos que alguém vive em pecado, temos que ir  a essa pessoa e a nenhuma outra! (Mat. 18:15 e16). Se alguém vive em pecado, que valor teria, falar a respeito a outros? O que os outros irão fazer a respeito? Ao invés disso, é nossa tarefa reconduzir o irmão ou a irmã à comunhão com Deus.  (Gal. 6.:1 ,2 )

III). ENVOLVER OUTROS

Transmitir a outros nossas mágoas e amarguras e ouvir quando eles falam das suas, é outra área em que devemos ser bem cuidadosos. Se alguém feriu teu amigo, e este te falar da sua dor, provavelmente ficará ofendido por simpatia por ele. Então também te sentes ofendido e talvez fique bravo com a pessoa que fez tal coisa ao teu amigo. Mais tarde é possível que os dois se reconciliem, e tudo estará perdoado e esquecido. Mas um problema permanece: Tu continuas amargurado! E muitos têm deixado a igreja por causa de fofoca. hebreus 10.25 .gálata 5.9

IV). A DIFERENÇA ENTRE ACONSELHAMENTO E FOFOCA

Muitas vezes, fofocas e difamações são camufladas como "aconselhamento espiritual". Nada existe de condenável no aconselhamento espiritual, se realmente falar com conselheiro espiritual, um conselheiro espiritual é um crente maduro, que te exorta numa vida espiritual e à reconciliação, que aponta seu pecado na situação que está sendo analisada! Ele não exagera a importância da questão e não fica logo ofendido pessoalmente. A ele interessa principalmente a vontade de Deus, não a tua. Tiago 5.16 , Tito 1:7-11

Na maior parte das vezes, nem procuramos seriamente uma solução quando falamos com alguém sobre um problema, mas somente um ouvinte compassivo, que também defende nosso ponto de vista. Parece-nos indiferente, quantas divisões provocamos, enquanto poderíamos  atrair pessoas para o "nosso lado".   (Prov. 6:16-19)

V). "MAS ESTOU SOMENTE OUVINDO!"

Muitos de nós pensamos que somente ouvir não é tão grave quanto espalhá-las. Mas isso não é verdade! Deus diz: (Prov. 17:4). I Samuel 24:9,  

 Porque não respondemos educada, mas decididamente: "Desculpe, tenho a impressão que você está contando algo, que eu nem deveria ouvir. Você deveria contá-lo ao Senhor e aquele quem se refere, mas a mim não." (I Cor. 13:7).  (Prov. 20:19)

VI). UM SINAL DE MATURIDADE

 (Mat. 12:36). Em cada palavra que dizemos, tomamos uma decisão. Ou nos decidimos a glorificar a Deus ou a entristecê-lo, rebelando-nos contra sua palavra; (Ef. 4:29).

Freqüentemente não levamos a sério a ordem de Deus para controlar nossa língua, e guarda o nosso coração ( Tiago 1:26). (Jer. 17:9), e assim seria

VII). UM PENSAMENTO FINAL

Fofoca e difamação, são instrumentos de Satanás. Ele sabe: se consegui dividir-nos e fazer com que lutemos entre nós, estaremos muito ocupados para lutar entra ele. Temos que parar e pensar, antes de falar! Deveríamos decidir em nosso coração, nunca mais dar ouvidos a fofocas ou espalhá-las! Isso é possível pela graça de Deus e através da nossa decisão de fazer a escolha certa! Mateus 12.50

 

 

 

 

 

 

 

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